sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O TEMPERO FAZ TODA DIFERENÇA


Quem gosta de cozinhar e também aquele que curte apenas degustar uma boa comida aprende rápido que o tempero faz uma boa diferença entre um bom prato e um prato comum. Tempero na comida é o detalhe, é o mínimo que influencia completamente no máximo. Influencia tanto para o positivo quanto para o negativo; tempero na medida errada estraga tudo.

Há meses atrás, pesquei com um "barqueiro" bem engraçado e cheio de frases feitas. Dentre tantas frases uma chamou atenção pela verdade e bom humor. Enquanto uns pegavam as poucas anchovas que atacavam as iscas artificiais (na ocasião praticávamos o speed jig, modalidade onde os JJ são recolhidos de forma rápida e, na maioria das vezes, na vertical em relação à coluna d'água. Usa-se jigs simétricos por facilitarem na hidrodinâmica) outros não tinham nenhuma ação sequer. Observando tal fato, nosso filósofo do mar diz: "Isso ai é o tempero da mão".

Todos riram e eu fiquei pensando nisso e matutando sobre aquela grande verdade - o jeito, o detalhe, o trabalho feito com observação e capricho faz toda a diferença. Até mesmo em dias de peixe de "boca aberta" isso pode ser visto naquele companheiro que não entende porque não pega nada enquanto seus colegas não descansam na brincadeira. Pode se dizer que um dos motivos que mais influenciam o desempenham em uma pescaria é o tal "tempero da mão".

Deixo aqui apenas algumas recomendações bastante simples, frutos de minha busca pessoal pela medida certa do "tempero", sabendo que a única verdade absoluta é que em pescaria tudo pode mudar, ou seja, o "tempero" de hoje nem sempre servirá para todos os outros dias.

1. Observe, converse, ouça dicas e novamente observe pescadores que possuem mais experiência que você na modalidade de pesca utilizada naquele momento. Para mim essa é a principal dica sobre o "tempero da mão". Observe sempre.

2. Detalhes como: toques de ponta de vara, velocidade de recolhimento, posicionamento do caniço (mais apontado para a agua ou mais levantado), até mesmo a maneira de segurar o material, são fatores importantes a serem observados quando o assunto é a forma de trabalhar a isca.

3. Não ache que o fato de você dominar uma técnica faz com que esteja pronto para todas as demais. Isso é um grande problema para alguns pescadores que migram de uma modalidade para outra.

4. Leia e pesquise sempre. Pescaria esportiva começa com leitura. Há bons vídeos na internet e bons artigos também que podem te ajudar a "temperar" sua pescaria.

5. Não acredite em "iscas milagrosas". As melhores iscas do mercado também exigem uma mão bem temperada para potencializar suas qualidades.

6. Também não acredite em qualquer isca. Há algumas que nem com bom tempero são degustáveis. Entretanto, na maioria dos casos, a questão da relação isca-pescador e de adaptação de ambos os lados. Um se adequa melhor as qualidades do outro.

No mais é nunca achar que já se tem o tempero perfeito. Sempre podemos aprender mais alguma coisa sobre temperos.


Seguem abaixo dois exemplos de vídeos interessantes. Há muitos outros.

Este é sobre técnicas para o Vertical Jigging com carretilha e com molinetes:


Este mostra bem o trabalho para pequenos JJ no fundo, uma tecnica interessante para a montagem da isca e também o uso de camarão de silicone com jighead:


Um abraço temperado de respeito e fraternidade.


Fabio Teixeira

2 comentários: