segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ACREDITO QUE TUDO COMEÇA ASSIM...


No Brasil pescar é sinônimo de peixe morto. "Matamos muito peixe hoje", é a forma comum de traduzir em palavras uma boa pescaria. "Esta isca é matadeira", assim se diz que determinada isca é produtiva na opinião de quem a lança na água.

O tema é dos mais polêmicos, porém o encaro com simplicidade. A mudança do paradigma "peixe morto, pescaria boa" já mudaria muita coisa. Entretando paradigmas são construções fortes e nada faceis de serem abalados, mas, mesmo que poucos comecem a mudança, ao menos alguma mudança ocorrerá.

Acho bem interessante levar um peixe para casa ou presentear um amigo com uma refeição feita com um peixe que eu mesmo pesquei e ainda poder dizer: "é peixe pescado e não peixe comprado", mas, como tudo na vida, para que a gente não se aproxime dos abismos que são os extremos, precisamos das seguintes palavras mágicas permeando nossas ações e decisões: equilíbrio, bom senso e razão, tudo isso temperado por uma boa dose de amor pelo que se faz.

Um outro paradigma que se faz presente nas pescarias é a forma como vemos os peixes. As estrelas destes dias tão especiais para nós, muitas vezes, são tratados como inimigos e não como oponentes neste jogo. O paradigma anterior nasce deste segundo. Inimigos querem a destruição do outro, oponentes só estão defendendo-se, e por isso brigam. Aliás, o que para nós, na maioria das vezes, é diversão, para estes seres vivos é uma questão de vida ou morte. É pela vida que eles estão lutando. Deveria ser sempre assim? Eles não podem ser tratados apenas como parte de um jogo de vida ou vida? Ao menos vale a refelexão.

Acredito que tudo começa assim, a beleza da pescaria está na harmonia, na água, na boa compania, nas boas risadas, no vento e também no peixe. Mais do que presas os peixes são parte destes dias felizes de linhas esticadas e almas descansadas.

Este é o espirito deste blog. Sejam todos bem vindos e espero que aproveitemos bem este espaço.

Um grande abraço,
Fabio Teixeira

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto tão rico e ineteressante sobre o grande tabú de se pescar e não matar nossos futuros aliados...Grande abraço!
    Evanor

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Pregoador,

    Grande prazer o meu em poder estar aqui, participando deste espaço especial, que além de excelentes matérias de pesca, encontraremos com certeza também bons exemplos de pescador e pai de família.

    Obrigado pelo convite e FCD

    ResponderExcluir