sexta-feira, 8 de outubro de 2010

É PRECISO TER CUIDADO


Quem cuida sempre tem, já diz a sabedoria popular.

Só os pescadores sabem o quão cansado se chegada de uma pescaria. Na maioria das vezes acordamos muito cedo, nos deslocamos de carro, navegamos algum tempo, arremessamos muitas vezes, trabalhamos as iscas, ficamos em pé maior parte do tempo etc. No mar, o próprio balanço das ondas é o bastante para deixar qualquer um cansado.
Pois é, mas a pescaria que começa antes mesmo que as linhas estejam esticadas e as iscas estejam na água, também não termina quando o pescador chega em casa mesmo cansado. É hora de lavar o material de pesca, para que ele dure muito outras pescarias e renda bastantes alegrias ao pescador.
Vale lembrar que o investimento feito em equipamentos de pesca, principalmente em se tratando de pesca com iscar artificiais, é, no mínimo, razoável. Só isso já compensa o esforço. Negligenciar a limpeza de seu equipamento pode custar muito mais em aborrecimento e dinheiro do que o perder alguns minutos dedicando-se a isso. Vale lembrar que em s tratando de água salgada o efeito corrosivo é rápido e agressivo, então tenha cuidado, pois quem cuida sempre tem.
O que veremos aqui são dicas rápidas, básicas e eficientes de como manter o equipamento de pesca limpo para prevenir que seu desgaste seja maior do que o que já ocorre. Pode parecer inútil, mas algumas dicas aqui poderão garantir o sucesso de futuras pescarias.

CARRETILHAS E MOLINETES:
Estes equipamentos são os que vão requere maior cuidado. Rolamentos e ferrugem não combinam muito bem, aliás, rolamentos não combinam bem com água mesmo, eles precisam estar sempre bem lubrificados e limpos. Vamos a algumas dicas.
No vídeo abaixo você pode ver como lavar as carretilhas. Esteja atento a dicas como: antes de molhar este equipamento feche-a ao máximo.




Quanto aos molinetes você pode seguir a mesma lógica do vídeo acima não se esquecendo de fechar bem a fricção antes de molha-lo.

Agora, NUNCA afogue sua carretilha ou molinete jogando inteiro em um balde ou piscina achando que você vai lavar o equipamento com rapidez. Na verdade as engrenagens e rolamentos ficaram engripados pelo contato com a água e com o cloro.
Um procedimento bem interessante é o seguinte, após a secagem da carretilha ou do molinete, use óleo “singer” para lubrificar os rolamentos aparentes e os parafusos tb. O uso do óleo é em quantidade de reduzida, uma gotinha em cada rolamento, uma gotinha onde se encaixa o eixo e também nos parafusos da carenagem. Isso evita a oxidação. No caso dos molinetes não esqueça de usar as mesmas gotinhas nos discos de frenagem. Eles estão na parte superior do carretel.
Certamente uma manutenção mais detalhada será necessária de tempos em tempo, mas estas ações preventivas diminuirão, inclusive, a quantidade de vezes em que se fará necessário este processo que envolve o desmonte das carretilhas/molinetes, aplicação de graxa e a limpeza de cada peça.


LINHAS:
Obviamente as linhas são lavadas junto com os carreteis e devem sempre estar secas quando as carretilhas forem guardadas em capas protetoras ou afins. O risco da linha apodrecer, se guardada em ambiente fechado molhada, é grande. Uma dica é o uso de silicone liquido para proteger o multifilamento. Você pode aplica-lo em spray no carretel ou passar na linha com uma flanela humedecida com este produto, fazendo com que a linha corra no pano. Este segundo procedimento é bem interessante já que limpa a linha também.

CANIÇOS:
Os passadores merecem também uma atenção especial quanto a sua limpeza. Você pode levar para o banho e lavar os passadores com sabonete e agua corrente. Há quem passe uma solução de água e vinagre para evitar a oxidação, particularmente opto pela primeira opção e de tempos em tempos aplico um pouco de óleo singer com um pano na base dos passadores. O mesmo procedimento cabe em qualquer parte metálica dos caniços.

ISCAS:
Iscas devem ser lavadas ao final de cada pescaria. Uma dica útil é, durante a pescaria, não misturar as iscas usadas com as que não forem utilizadas. Leve um pote plástico e separa as iscas que forem para a água das que não forem, chegando em casa coloque as iscas usadas em recipiente qualquer (balde, por exemplo) e deixe a água corrente entrando ali por algum tempo. Deixe de molho com um pouquinho de bicarbonato e deixe secar no dia seguinte. Há quem não use o bicarbonato e também quem lave isca por isca passando detergente neutro com uma escova de dente em cada garatéia e support hook. A dica do bicarbonato substitui essa necessidade.

NUNCA guarde as iscas molhadas, mesmo que sejam utilizadas em agua doce, ou depois de lavadas.

Fazendo assim o nossos equipamentos, responsáveis por momentos tão marcantes, estarão sempre prontos para que nos sirvam da melhor forma. Depois de tudo isso só resta descansar e aguardar ansioso a próxima pescaria.

Um grande abraço e iscas na água.

Fabio Teixeira

5 comentários:

  1. Fala meu Pregoador preferido.

    Matéria nota dez !

    O tio metido aqui também vai deixar uma dica.
    Nos rolamentos que não estão envolvidos no arremesso (tipo o rolamento da manivela) em vez de óleo, coloca um pouquinho de graxa bem fininha, que protege mais.
    Parabéns e DTA

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  2. Show, Fábio. Me dia uma coisa... Você sugeriu o óleo singer. Creio que a função principal dele seja repelir a água e, dessa forma, evitar a oxidação. O silicone spray também não faz isso?
    Outra questão, principalmente para quem pesca no mar, a multi com água salgada não pode corroer o carretel? Não é bom as vezes dar um trato no carretel sem a linha? Eu faço também para inverter a linha no carretel, aproveitando para melhor aplicar o silicone em toda sua extensão.

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  3. Tio JEF, obrigado por seu comentario que muito acrescenta. Seja bem vindo, este espaço é seu também.

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  4. Opa Fred , obrigado por seu comentario.
    Eu penso que silicone em spray não seja ideal para lubrificar as peças internas (engrenagens, rolamentos), assim como WD tb não é. O problema é que estes óleos são finos e liquidificam a graxa fazendo com que ela sai escorrendo da carretilha. Eu só uso WD em caso do equipamento cair na água ou ficar muito molhado.
    O objetivo do "Singer" é ajudar na lubrificação, água a gente deixa secar e pronto.
    Deixe secar a carreta desmontada .
    abração

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  5. Boas dicas belo vídeo!
    Tenho uma corvaluz Shimano e passei wd e percebi com tempo que a tinta criou bolhas e começou a descascar pode ter sido o wd ?

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