sexta-feira, 1 de outubro de 2010

NÓS PRECISAMOS CONHECER NÓS



"Conhece-te a ti mesmo"

Esta é uma das frases mais conhecidas da História. Nela Sócrates reflete a grande necessidade que temos de buscarmos conhecer a nós mesmo e assim sabermos, inclusive, os nossos limites pessoais. Nessa busca o reconhecermos, principalmente, o que não sabemos. Este autoconhecimento faz com que não homem nã nos orgulhemos demais. Esta opção é ,inevitavelmente, pela ignorância e pela arrogancia. Também não devemos nos depreciar. Esta segunda é a opção pela auto piedade e pela mesquinhez. Os dois extremos impossibilitam o aprendizado e o conhecimento do novo. Sócrates, filósofo grego clássico que viveu entre os anos 460 e 400 a.C é considerado um dos mais influentes pensadores para a formação do pensamento ocidental.

Você notou que o titulo deste artigo é um trocadilho? Sim, e ele permite esta reflexão filosófica, porém o tema não é o pronome pessoal na primeira pessoa do plural "nós", mas sim o substantivo "NÓS", plural de "NÓ", e a necessidade que nós pescadores temos de conhecermos, ao menos, o básico sobre como atar as linhas.

Antes de iniciarmos esta rápida amostragem é importante dizer que o melhor nó é aquele ao qual você se adapta a confeccionar e no qual mais confia. Esta confiança é fundamental e ganha-la (ou conquista-la) só é possível com treino, por isso gaste algum tempo livre treinando seus nós. Isso pode determinar o desempenho em uma pescaria, além de evitar aborrecimentos. Exatamente isso, já que é bem desagradável perder aquela isca estimada ou aquele belo peixe por causa de um nó mal feito.
Os nós aqui serão mostrados são usados, principalmente, em multifilamentos, dado que este tipo de linha é hoje, praticamente uma unanimidade entre os pescadores que usam iscas artificiais.
Como existe uma grande variedade de opções de nós de pesca elegi aqueles que me parecem mais fáceis e confiáveis e vamos dispô-los aqui didaticamente na seguinte ordem: começando do nó para atar a linha na carretilha ou molinete, passando pelo nó para emendar o multifilamento com multifilamento, em caso de arrebentar a linha principal ou para o uso de "cama" no fundo do carretel, chegando aos nós para atar o líder na linha e terminando nas opções mais simples para prender o grampo na linha de arranque (líder).
Quanto às imagens e a forma de confecção vou mostra a imagem do nó pronto e, quando necessário, citar o link que possui a explicação mais clara.
Então vamos começar:

Nó para amarrar a linha no carretel (carretilha ou molinete) – Alguns dizem que este nó deve ser fraco para no caso do equipamento estar posto em uma espera e a linha for inteiramente tomada, o conjunto não ser “rebocado” pelo peixe, isto também pode acontecer com o barco em movimento e a isca presa em uma pedra por exemplo. Entretanto, o uso de um nó mais forte, neste caso, pode possibilitar que, em uma emergência com um peixe grande, se tenha algum tempo a mais para pensar em alguma outra atitude a ser tomada. Fato é que diante de tais fatos, com a adrenalina a mil, qualquer segundo pode fazer a diferença e a capacidade de ser o mais frio possível também . Outra questão é que um equipamento bem equilibrado é um dos grandes segredos da pesca. Nó faz parte deste equilíbrio. Citarei dos exemplos aqui, um mais fraco e outro mais forte.

Nó ARBOR – Este seria o “mais fraco”, como citado acima.




Link: Clique aqui

Nó de Pescador – Este é “mais forte”.




Nó para unir linhas de multifilamento, (inclusive de espessuras diferentes) – O uso destes nós, como já citado, é tanto para atar a linha principal na “cama”, que é a utilização de alguns metros de linha antes da linha principal para aumentar a quantidade de linha no carretel, quanto para fazer emendas no multifilamento em caso dele arrebentar/cortar. Em minha opinião as melhores opções são estas:

Nó de SANGUE :



Link:Clique aqui

Outra opção:




Nó para unir o líder na linha principal – O tema líder ou arranque já necessita de um artigo próprio. Aqui não vamos nos aprofundar neste assunto, apenas vamos dizer que seu uso é fundamental principalmente pela baixa resistência a abrasão que as linhas de multifilamento possuem. Vou citar aqui dois dos nós mais usados para este fim. São estes:

Nó Allbright – È usado pela facilidade na confecção e rapidez também, porém muitos não confiam plenamente neste nó. Particularmente só uso em caso de emergência que exige rapidez na montagem do nó.



Link:Clique aqui

Nó Midnight – Apesar de alguns acharem sua confecção difícil um pouco de treino mostra que não há nada de difícil na sua montagem. Algumas dicas são boas: use a linha do líder bem esticada na hora de fazer o nó; o aperto deste nó ocorre depois que você faz o segundo grupo de voltas, segure a ponta do multifilamento juntamente com a linha principal com uma das mãos e o líder com outra, puxe cada um para um lado, pronto o aperto esta dado, os próximos passos são o fechamento do nó; use luvas para tal procedimento; queimar as pontas que restam após o nó estar pronto é fundamental. O SF é uma outra forma de montar este nó.



Link:Clique aqui

Nó para atar o grampo no líder – Da mesma forma “grampos” ou snaps também geram bastante assunto. Uma dica importante aqui e sempre que se fizer nós em linhas de monofilamento, em qualquer situação, é lubrificar o nó com saliva na hora de aperta-lo. Sem isso o calor do atrito queima e enfraquece a linha. Deixe alguns milímetros de linha sobrando e queime para que o nó fique mais seguro.



Link:Clique aqui


Estas são apenas algumas opções. Uma rápida pesquisa basta para ver que outros modelos e formas existem, mas considero que o domínio destes nós aqui descritos é o bastante para que o pescador esteja bem preparado para o desempenho do esporte. E não esqueça, o segredo de um bom nó é o treino. Uma boa pescaria começa em nós bem feitos e confiáveis.

Um grande abraço,

Fabio Teixeira

3 comentários: